Sunday, May 27, 2007

100Kms no Alentejo que não é plano!





A ligação de Amieira a Évora reeditava uma velha travessia, feita há cerca de 5 anos. A utilização de um track de então veio a revelar-se uma opção menos boa, pois os caminhos estavam um pouco alterados. Umas vezes fruto da inundação provocada pelo Alqueva, outras vezes pela alteração das vedações das propriedades.

Nas primeiras 2h de pedal apenas havíamos vencido 9Kms... Saltámos arame farpado, passámos no meio de manadas de vacas e de varas de porcos pretos, pelos caminhos trilhados pelas das ovelhas. Tudo porque, invariavelmente, o track terminava num dos braços do Alqueva.

Ultrapassada esta dificuldade lá começámos a dar-lhe com mais força, pelos montes alentejanos, que de plano nada têm... Apenas no imaginário de quem não os conhece. Seguimos muitas vezes junto à margem do Degebe que agora apresenta um caudal mais composto, fruto do contributo do Alqueva.

Foram 100Kms a pedalar no Alentejo, num trajecto onde não há água e que para alcançar algumas localidades teremos de, forçosamente, desviar do track. Felizmente a temperatura estava amena, pois isto feito no Verão será qualquer coisa de muito difícil, desde que não se garanta o fornecimento de água necessário.

Por fim, uma nota pessoal. Tinha kitado a minha Reba para apenas 85mm de curso e era a primeira saída longa com esta nova configuração... Ficou um mimo. Absorve com qualidade todas as irregularidades e a frente da Hei Hei deixou de andar aos pulos nas subidas mais íngremes...

2 Comments:

Blogger C.Nogueira said...

Esta é uma voltinha que sempre me agradou muito. Pena de facto as partes inundadas pelo Alqueva que me obrigaram a arranhar as pernas. Esta vertente mais "javali" do BTT tb é muito do meu agrado e acabou por proporcionar bons momentos de convívio com alguns colegas que já julgava perdidos para a corrida a pé. Bem hajam pela companhia.

A duas semanas do Transportugal, não haverá mais lugar para saídas longas, há agora que recuperar e descansar, para ver se não faço muito má figura ;-)
Após este veremos que desafios se levantarão ao pessoal da Seita. Pessoal, cheira-me que é altura de ir à Estrela encher as vistas ;-)

CN

11:15 AM  
Blogger Pedro Alves said...

Olá,

Finalmente alguèm que diz que o alentejo não é plano... é verdade em estrada ou em BTT efectivamente de plano tem pouco.

Boas pedaladas

9:58 AM  

Post a Comment

<< Home